Tajine de frango com abóbora e hortelã

Tipicamente marroquina, a tajine é uma panela com tampa em forma de cone que impede a saída de vapor. Este prato, cozinhado a baixas temperaturas, conserva o melhor sabor do frango, da abóbora e da hortelã. É a receita ideal para um almoço de fim de semana.

Ingredientes

3 --> pernas de frango com costa --> 2 c. sobremesa --> sal --> ½ c. sopa --> alho em pó --> ½ c. sopa --> curcuma --> ½ c. sopa --> pimentão doce --> ½ c. chá --> coentros em pó --> ½ c. chá --> noz-moscada --> ½ c. chá --> cominhos em pó --> qb --> raiz gengibre --> 2 --> limão --> ½ --> malagueta verde --> 2 c. sopa --> azeite --> 8 --> chalotas --> 2 --> dentes de alho --> 1 --> talo de aipo --> 500 g --> abóbora limpa --> 8 --> tâmaras descaroçadas --> 1 --> pau de canela --> qb --> hortelã --> 300 g --> cuscuz --> 1 --> laranja --> 2,5 dl --> água --> 60 g --> amêndoa laminada --> 1 c. sopa --> sementes de sésamo -->

Preparação


1. Separe as pernas das coxas e corte as coxas ao meio. Retire o excesso de pele e gorduras e coloque o frango dentro de um saco de plástico.
2. Numa taça, misture metade do sal com as especiarias. Adicione um pedaço de gengibre pelado e ralado, o sumo de um limão e a malagueta, limpa e picada, e misture bem. Adicione a pasta ao frango, envolva, feche o saco e reserve-o no frigorífico algumas horas ou de um dia para o outro. Agite de vez em quando.
3. Aqueça o azeite numa tajine em lume forte e aloure os pedaços de frango de ambos os lados.
4. Corte as chalotas descascadas em quartos e pique bem os alhos. Corte o aipo já lavado em lâminas finas. Baixe o lume, adicione os legumes ao frango, tape e deixe suar 10 minutos.
5. Corte a abóbora em fatias e as tâmaras em rodelas e espalhe-as sobre o frango.
6. Salpique com o restante sal e adicione o pau de canela e um pé de hortelã. Tape e cozinhe em lume brando cerca de 1 hora e 15 minutos, agitando de vez em quando.
7. 10 minutos antes de terminar, misture os cuscuz com a raspa da casca da laranja. Esprema o sumo da laranja e leve-o ao lume com a água e quatro colheres de sopa do molho do frango.
8. Deixe levantar fervura e deite sobre os cuscuz. Mexa com um garfo, tape e deixe hidratar.
9. Polvilhe o frango com as amêndoas e as sementes de sésamo, previamente tostadas, e decore com hortelã e o restante limão em gomos.
10. Solte os cuscuz com um garfo e sirva-os a acompanhar o frango.

Dose Mulher Homem Criança % do VDR % do VDR % do VDR Energia 400 Kcal 20 % 16 % Gordura 13,2 g 19 % 14 % das quais saturadas 1,8 g 9 % 6 % Hidratos de carbono 51,3 g dos quais açúcares 13,0 g 14 % 11 % Fibra 3,6 g 14 % 14 % Proteínas 20,4 g Leia atentamente o rótulo dos produtos que usar como ingredientes





Fim dos resultados...



Não há mais resultados!