Cataplana de borrego

A cataplana é utilizada para cozinhar receitas tipicamente mediterrânicas, em processo de cozedura que impede a perda de aroma dos alimentos e garante um excelente sabor, graças à utilização dos próprios sucos e líquidos dos ingredientes. Esta é a receita perfeita para aqueles dias em que cozinhar com tempo é um prazer.

Ingredientes

1 kg --> borrego em pedaços --> 3 c. sopa --> massa de pimentão --> 2 --> folhas de louro --> 1 c. sobremesa --> orégãos secos --> 1 dl --> vinho branco --> 1 --> alho-francês --> 2 --> cebolas novas grandes --> 60 g --> batata-doce roxa --> 600 g --> tomate com rama médio bem maduro --> 3 c. sopa --> azeite --> 8 --> figos secos com farinha --> 1 c. sopa --> sal --> 300 g --> brócolos (em ramos) --> qb --> coentros frescos -->

Preparação


1. Misture bem o borrego com a massa de pimentão, adicione as folhas de louro e os orégãos secos e regue com o vinho. Deixe marinar algumas horas ou de um dia para o outro, mexendo a carne de vez em quando.
2. Corte o alho-francês em rodelas, lave-o e escorra-o bem. Descasque a cebola e as batatas e corte-as em rodelas. Lave o tomate, retire-lhe os pedúnculos e corte-o em rodelas.
3. Aqueça bem duas colheres de sopa de azeite na cataplana e aloure os pedaços de borrego de ambos os lados. Retire e reserve.
4. Disponha uma camada de rodelas de cebola e de alho-francês no fundo da cataplana. Por cima, espalhe rodelas de batata e, noutra camada, rodelas de tomate.
5. Disponha os pedaços de borrego e os figos secos (corte as pontas dos pés), nova camada de cebola e alho-francês, batatas e tomate.
6. Regue com o líquido da marinada e a restante colher de sopa de azeite e salpique com o sal.
7. Tape e deixe levantar fervura, em lume forte. Reduza o lume para moderado a brando e cozinhe cerca de 45 minutos. De vez em quando, agite cuidadosamente a cataplana.
8. Cerca de 10 minutos antes de terminar a cozedura, lave muito bem os ramos de brócolos, coloque-os numa taça de vidro, cubra-a com uma tampa adequada para microondas, ou com película aderente, e coza na potência máxima 5 a 6 minutos.
9. Na altura de servir, abra a cataplana e salpique generosamente com folhas frescas de coentros. Acompanhe com os brócolos.

Dose Mulher Homem Criança % do VDR % do VDR % do VDR Energia 527 Kcal 26 % 21 % Gordura 17,2 g 25 % 18 % das quais saturadas 5,2 g 26 % 17 % Hidratos de carbono 48,8 g dos quais açúcares 28,1 g 31 % 23 % Fibra 9,9 g 40 % 40 % Proteínas 38,0 g Leia atentamente o rótulo dos produtos que usar como ingredientes





Fim dos resultados...



Não há mais resultados!